quinta-feira, novembro 09, 2006

Tudo Depende da Sua Paz

Se a terra fosse seu corpo, você poderia sentir as inúmeras áreas em que ela sofre. A guerra, a repressão e a fome espalham a destruição em muitos lugares. Muitas crianças ficaram cegas por estarem malnutridas. As mãos delas procuram nos montes de lixo coisas que possam trocar por um pouco de comida. Muitos adultos estão morrendo nas prisões, lentamente e sem esperanças. Outros são mortos por tentarem se opôr à violência. Temos armas nucleares suficientes para destruir dúzias de planetas iguais à Terra, mas mesmo assim continuamos a fabricar mais.
Conscientes de tudo isso, como podemos nos retirar para uma floresta, ou mesmo para o nosso quarto, e ficar sentados meditando? A paz que procuramos não pode ser um bem pessoal. Precisamos encontrar uma paz interior que permita nos tornarmos um com aqueles que sofrem, e fazermos alguma coisa para ajudar nossos irmãos e irmãs, o que significa dizer, ajudar a nós mesmos. Conheço muitos jovens que estão conscientes da verdadeira situação do mundo e que estão cheios de compaixão. Eles se recusam a se ocultar numa paz artificial e se lançam ao mundo a fim de mudar a sociedade. Eles sabem o que querem, mas depois de certo período ficam desanimados. Por quê? Por que estão desprovidos da paz interior profunda, o tipo de paz que podem levar consigo para a sua vida de ação. Nossa força não está nas armas, no dinheiro ou no poder. Ela está em nossa paz , na paz interior. Essa paz nos torna indestrutíveis. (...)
Essa paz não é uma barricada que o separa do mundo. Pelo contrário, esse tipo de paz traz você para o mundo e lhe dá o poder de fazer o que você quiser para ajudar - lutar em prol da justiça social, diminuir a diferença entre ricos e pobres, interromper a corrida armamentista, lutar contra a discriminação, e plantar mais sementes de entendimento, conciliação e compaixão. Em qualquer luta, você precisará de determinação e paciência. Essa determinação se dissipará se você não tiver paz. Aqueles que levam uma vida de ação social precisam especialmente praticar a plena consciência durante cada momento da vida cotidiana.

Thich Nhat Hanh - O Sol Meu Coração

0 comentários: