quinta-feira, novembro 30, 2006

Dharmadhatu - Mundo da Inter-relação

No Sutra Avatamsaka, o dharmadhatu é descrito como um mundo de luz e inter-relação entre os seres. A lua está em mim. Minha amada está em mim. Também aqueles que me fazem sofrer estão em mim.Nosso mundo de discriminação e miséria é chamado de lokadhatu. É um mundo onde as coisas existem externamente a cada ser - eu estou fora de você, e Saddam Hussein está fora de George Bush. Mas no dharmadhatu, o presidente Hussein está no presidente Bush e não existe ódio ou culpa. No dharmadhatu, estamos no mundo maravilhoso da inter-relação dos seres. A vida e a morte se inter-relacionam. Ninguem tem medo de morrer, por que morrer significa renascer de outra forma. Quando uma nuvem morre, transforma-se em chuva. Para nutrirmos a nós mesmos, temos que adentrar o dharmadhatu.
O dharmadhatu, na verdade não difere do lokadhatu. Com um passo consciente, em contato com a Terra em plena percepção, adentramos no dharmadhatu e somos envolvidos pela luz. Somos tudo o que existe; não há discriminação.

Thich Nhat Hanh

1 comentários:

Nouredini disse...

Recentemente expeirênciei a morte "prematura" de uma sobrinha no acidente da gol 1907.
A luz e o conforto da certeza que apenas esta forma que a conheci desapareceu mas seu verdadeiro eu continua e terá sempre oportunidades de iluminar-se.
shanti!