sábado, julho 07, 2007

Sobre Amor e Sexo

A união de dois corpos só é positiva quando existem compreensão e comunhão de coração e espírito. Mesmo entre marido e mulher, se não houver comunhão de coração e espírito, o encontro dos dois corpos só irá separá-los mais. Quando isso acontece, recomendamos ao casal que evite ter relações sexuais e procure primeiro desenvolver uma comunicação mais profunda.
Ao praticar a responsabilidade sexual, a pessoa deve sempre examinar a natureza do seu amor para conhecê-la melhor e não se deixar enganar por seus sentimentos. Às vezes ela pensa amar alguém, mas esse amor pode ser apenas uma tentativa de satisfazer suas necessidades egoístas. Talvez não tenha analisado o suficiente para descobrir as necessidades da outra pessoa, inclusive as de segurança e proteção. Esse tipo de reflexão leva a compreender que o outro precisa de sua proteção e, portanto, não pode ser visto apenas como um objeto de seu desejo, um tipo de artigo comercial. Na nossa sociedade, o sexo é usado como um meio de vender produtos. Se a pessoa não olhar para a outra como um ser humano, com a capacidade de se tornar um Buda, ela se arrisca a transgredir o treinamento da atenção plena sobre a responsabilidade sexual. A prática de observar profundamente a natureza do amor que sentimos é muito importante.

1 comentários:

Le mie Osservazioni disse...

Interessante arquivo!
Muitos ainda não compreendem o que é amar, afinal esta é uma arte, mais subjetiva que qualquer arte comum. E os vários níveis de amor, porquanto marginalizados por uma idealização social ou pelo orgulho, podem ser, ao suprimidos, a chave perdida para uma reconciliação.
Jah te coloquei nos favoritos do meu blog. Dá um pulo lá depois, se puder.
Abraço.