sexta-feira, dezembro 29, 2006

Trasncendendo as Noções

Nos círculos zen costuma-se dizer: 'Antes de eu começar a praticar, as montanhas eram montanhas e os rios eram rios. Depois que comecei a praticar, as montanhas não eram mais montanhas e os rios não eram mais rios. Agora, como pratiquei por um bom tempo, as montanhas voltaram a ser montanhas e os rios voltaram a ser rios'. Isto não é difícil de entender.
Noções, mesmo as de Buda e de Darma, são perigosas. Um mestre zen era alérgico à palavra 'Buda' por qye sabia que muita gente entendia mal Buda. Um dia, durante uma palestra sobre o Darma, ele disse: 'Detesto palavra 'Buda'. Toda vez que tenho de dizê-la vou até o rio e enxáguo três vezes minha boca.' Todos na assembléia ficaram em silêncio, até que um homem se levantou-se e disse: ' Mestre, eu sinto o mesmo. Toda a vez que ouço a palavra 'Buda', tenho de ir até o rio e lavar três vezes os meus ouvidos'. Isso quer dizer que devemos transcender as palavras, conceitos e noções, e entrar pela porta do não-sinal. 'Mate o Buda' é um meio drástico de dizer que devemos matar o conceito de Buda para dar uma oportunidade ao verdadeiro Buda.

Thich Nhat Hanh - Cultivando a Mente de Amor

0 comentários: