domingo, março 28, 2010

Pensar Correto

Quando produzimos um pensamento, temos de nos assegurar que seja bom, um pensamento correto, por que, se assim for, ele nos trará saúde física e mental e ajudará o mundo a se curar. Nossa prática é tentar viver de um modo tal que, todo dia, só produzamos bons pensamentos, pensamentos em direção ao pensar correto. Temos que nos treinar para que seja assim. Um mau pensamento pode destruir a saúde física e moral de nós todos e do mundo inteiro. Dessa maneira, temos que ser cuidadosos para produzir apenas bons pensamentos.

O pensar correto é recomendado a todos nós por Buda. Trata-se da ação em forma de pensamento. Cada vez que produzimos um pensamento, esse pensamento carregará nossa assinatura. Você não poderá dizer “Não, eu não produzi esse pensamento”. Isso chama-se karma. Karma-causa, karma-fruto. Se existe uma causa, haverá um fruto – e esse fruto pode ser amargo ou doce, vai depender da natureza do karma.

4 comentários:

RicardoATB disse...

Parabéns pelo seu blog! Vou passar aqui com frequencia para ler seus textos inspiradores.

Um grande abraço de Campinas/SP.

Samuel Cavalcante disse...

obrigado ricardo!
espero estar mais em dia do que estou hoje...e com mais traduções e textos.
abraço

TK disse...

Olá, deixei um selinho de presente no meu blog .
Aproveito para dar os parabéns pro seu blog, muitos textos meus sao retirados dos de Thay.

Diego Cajueiro disse...

Os conceitos de bom ou mal devem ser abandonados. Pensar o bom ou mal não deve ter importância. Deve-se apenas pensar em progresso individual em seguida coletivo. Isso é o "pensar correto" e é assim que se abandona, o que Buda chamou de, "pensar mal". "Karma" só pode agir, até onde posso abstrair, via indivíduo ou via arquétipos. Cometer erros, maldades e coisas do tipo, podem ser anulados do karma.