sábado, maio 02, 2009

Sobre a Solidariedade Com Quem Comete Delitos

Exclusão e eliminação nunca funcionam. Muitas pessoas pensam que podem eliminar alguém matando-o, mas, como Gandhi ou Dr. Martin Luter King Jr. , eles retornam mais fortes. A idéia da eliminação nã é válida. Mas e o que dizer de Hitler? Deveríamos tê-lo matado ou não? Acho que se aplica o mesmo princípio. Se você matar Hitler e pessoas como ele, eles irão retornar sob novas formas. Na Alemanha, muito jovens estão seguindo o novo Nazismo. Nossa prática de inclusividade e solidariedade é importante. Temos que fazer o melhor possível para ajudar aqueles que não têm nem insight e nem solidariedade suficientes e estão criando disrupção e sofrimento. Se for necessário, podemos encarcerá-los, mas nem a punição e nem a eliminação são a solução.

Existem duas maneiras de encarcerar alguém. Uma é baseada no medo, na raiva e na vontade de punir; a outra é baseada na solidariedade. A punição sozinha nunca ajudará ninguém. Tem que haver solidariedade. Aqueles que estão atrás das grades devem ser cuidados e amados mais do que aqueles que levam vidas normais e agradáveis. Tentamos tocar as pessoas nas prisões, ajudá-las a sofrer menos e mostramos a elas um modo de sair do sofrimento. Muitos livros sobre a prática da plena consciência já foram enviados à prisões. Muitos presidiários começaram a praticar e descobriram que é possível viver em paz na prisão. Alguns deles escreveram sobre suas experiências. Mostramos solidariedade para que a transformação possa ter lugar. Os guarads penitenciários sabem que a punição não é suficiente. Presidiários tendem a voltar rapidamente para a prisão. A política da punição significa que precisaremos de mais cadeias hoje e no futuro. Devemos querer ajudar os presidiários usando a bondade amorosa, a solidariedade e a inclusividade. Temos que incluir Hitler também. Se precisarmos prendê-lo, faremos isso baseados na solidariedade e em um esforço de ajudá-lo. Se estivermos motivados pelo desejo de eliminá-lo, ele renascerá sob muitas formas diferentes.

PS: uso "solidariedade" para traduzir "compassion" (Karuna) ver Nota do Tradutor de minha autoria.

2 comentários:

Moysés disse...

Oi, Samuel! Descobri recentemente o teu blog e estou a gostar bastante. Vou segui-lo atentamente. Se quiseres também podes visitar o meu recém-criado blog: www.reinodeshambhala.blogspot.com
Continua o bom trabalho. Namastê!

Anônimo disse...

Xaxeila diz:

Eu sou solidária com os que cometem delitos pois tenho transtorno bipolar do humor e estive à beira de cometer suicídio, assassinato e infanticídio! Eu entendo todos os criminosos e tenho compaixão com eles... Finalmente encontrei alguém que diz o que eu sinto sem me olhar com aquela cara de estar vendo uma alucinação! Ás vezes, quando defendo o Bush e outras pessoas odiadas por muitos eu me sinto um ET. Obrigada por existir.