Algumas vezes nós temos a impressão de que compreendemos o que é um grão de poeira. Chegamos mesmo a fingir que compreendemos um ser humano - um ser humano que nós dizemos que retornará ao pó. Pelo fato de vivermos com alguém por 20 ou 30 anos, nós temos a impressão de que sabemos tudo sobre esta pessoa. Então, enquanto dirigimos o carro com aquela pessoa sentada ali bem ao nosso lado, nós pensamos sobre outras coisas. Não estamos mais interessados nela. Quanta arrogância! A pessoa sentada ali, ao nosso lado, é na verdade um mistério! Temos apenas a impressão de conhecê-la, mas não sabemos nada ainda. Se olharmos com os olhos de Avalokita, veremos que mesmo um fio de cabelo daquela pessoa é o cosmos inteiro. Um fio de cabelo na cabeça dela pode ser a porta que se abre para a realidade última. Um grão de poeira pode ser o Reino dos Céus, a Terra Pura. Quando você entender que você, o grão de poeira e todas as coisas intersão, você compreenderá que assim é.
Thich Nhat Hanh - O Coração da Compreensão
terça-feira, fevereiro 27, 2007
Um Grão de Poeira
Postado por
Samuel Cavalcante
às
21:12
0
comentários
Marcadores: O Coração da Compreensão
segunda-feira, fevereiro 26, 2007
Postado por
Samuel Cavalcante
às
18:12
0
comentários
Marcadores: Fotos
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
Somos Aquilo Que Sentimos
Somos aquilo que sentimos e percebemos. Se estamos zangados, somos a raiva. Se estamos apaixonados, somos o amor. Se contemplamos um pico nevado, somos a montanha. Ao assistir a um programa de televisão de baixa qualidade, somos o programa de televisão. Enquanto sonhamos, somos o sonho. Podemos ser qualquer coisa que quisermos, mesmo sem uma varinha mágica.
Thich Nhat Hanh - O Sol Meu Coração
Postado por
Samuel Cavalcante
às
14:34
1 comentários
Marcadores: O Sol Meu Coração
domingo, fevereiro 04, 2007
Meditação
Na meditação budista nós não nos esforçamos pelo tipo de iluminação que irá acontecer cinco ou dez anos para frente. Nós praticamos para que cada momento de nossa vida se torne vida real.
Thich Nhat Hanh - O Coração da Compreensão
Postado por
Samuel Cavalcante
às
19:57
0
comentários
Marcadores: O Coração da Compreensão