quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Sobre este blog

Olá meus queridos amigos. De tempos em tempos vejo a necessidade de esclarecer o modo como este blog funciona.

A grande maioria dos posts são citações de livros ou palestras de Thich Nhat Hanh. Os livros de onde retiro a citação ficam expostos como 'tag'.
Somente nos casos em que eu mesmo assino ou então no caso de algum aviso ou texto do Colegiado Buddhista Brasileiro e que essa regra é quebrada. Em todos os outros casos, nos posts sem assinatura, o texto é do Ven. Thich Nhat Hanh.
O mesmo vale para os links situados à direita.
Um abraço no Dharma
Samuel Cavalcante

Silêncio

Durante os períodos de prática e retiro temos a oportunidade de praticar o silêncio absoluto ou, pelo menos, reduzir a fala a dez por cento do normal. Essa prática é muito benéfica, pois não só aprendemos a controlar a fala, mas também podemos refletir e nos ver com maior clareza, e também ver as pessoas que nos rodeiam e a própria vida mesmo. Aproveitemos a oportunidade que proporciona o silêncio para olhar e sorrir para as flores, para o mato, arbustos, pássaros e outros seres humanos. Vocês alguma vez observaram um período de silêncio absoluto por, digamos, cinco dias? Se sim, então já conhecem os benefícios de tal prática. Com o silêncio, um sorriso e a linguagem correta podemos desenvolver a paz em si mesmos e no mundo que nos rodeia.