sexta-feira, março 30, 2007

Sétimo Treinamento

Sétimo Treinamento
Consciente que a vida é disponível somente no momento presente e que é possível viver feliz aqui e agora, comprometo-me a treinar a mim mesmo para viver profundamente cada instante da vida diária.
Tentarei não me deixar cair na dispersão ou ser levado por remorsos do passado, temores em relação ao futuro ou pela raiva, apego ou inveja no presente. Praticarei a respiração consciente para retornar ao que esta acontecendo neste instante. Estou determinado a aprender a arte de viver plenamanente consciente tocando os elementos extraordinários, refrescantes e saudáveis que estão dentro e em torno de mim e nutrindo as sementes de alegria, paz, amor e compreensão em mim mesmo, facilitando o trabalho de transformação e cura em minha consciência

quarta-feira, março 28, 2007

Sexto Treinamento

Sexto Treinamento
Consciente de que a raiva bloqueia a comunicação e cria sofrimento, estou determinado a cuidar da energia da raiva quando ela surgir e a reconhecer e transformar suas sementes que repousam profundamente na minha consciência.
Quando a raiva surgir, estou determinado a não dizer ou fazer qualquer coisa e, sim, praticar a respiração consciente ou o caminhar consciente e a reconhecê-la, abraçá-la e observá-la profundamente. Aprenderei a olhar com os olhos da compaixão para aqueles que penso serem a causa de minha raiva.

segunda-feira, março 26, 2007

Quinto Treinamento

Quinto Treinamento
Consciente de que a verdadeira felicidade está enraizada na paz, na firmeza, liberdade e compaixão e não na riqueza ou fama, estou determinado a não adotar como propósito de minha vida a fama, o lucro, a riqueza, os prazeres sensuais e nem o acúmulo de riqueza, enquanto milhões de pessoas estão morrendo de fome.
Comprometo-me a viver de um modo simples compartilhando meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que necessitam. Praticarei o consumo com plena consciência, não usarei álcool, drogas ou outros produtos que tragam toxinas para o meu corpo, para a minha consciência e para o corpo e a consciência da coletividade.

sábado, março 24, 2007

Quarto Treinamento

Quarto Treinamento
Consciente de que observar profundamente a natureza do sofrimento pode me ajudar a desenvolver a compaixão e a encontrar meios para extinguí-lo, estou determinado a não evitar ou fechar meus olhos diante do sofrimento.
Estou determinado a encontrar maneiras, incluindo o contato pessoal, imagens e sons, para estar com aqueles que sofrem e, assim, poder compreender sua situação profundamente e ajudá-los a transformarem seu sofrimento em compaixão, paz e alegria.

quinta-feira, março 22, 2007

Terceiro Treinamento

Terceiro Treinamento
Consciente do sofrimento causado quando imponho meus pontos de vista aos outros, comprometo-me a não forçar ninguém, nem mesmo os meus filhos, por quaisquer que sejam os meios, tais como: autoridade, ameaça, dinheiro, propaganda ou doutrinação, a adotar os meus pontos de vista.
Respeitarei o direito das pessoas de serem diferentes e de escolherem no que acreditar e os meios pelas quais decidirão. Contudo, ajudarei a renunciarem ao fanatismo e à estreiteza através de um diálogo compassivo.

segunda-feira, março 19, 2007

Segundo Treinamento

Segundo Treinamento
Consciente do sofrimento causado pelo apego a conceitos e percepções errôneas, estou determinado a não possuir uma mente limitada e amarrada às idéias atuais.
Aprenderei e praticarei o desapego a pontos de vista a fim de estar aberto a outras compreensões e experiências. Estou consciente de que o conhecimento que possuo não é imutável e não constitui verdade absoluta. A verdade é encontrada na vida e a observarei tanto no meu interior como ao redor de mim, em cada momento, pronto a aprender através de toda a minha vida.

sexta-feira, março 16, 2007

Primeiro Treinamento

A partir de hoje apresentarei, um por um, os 14 Treinamentos da Plena Consciência da Ordem do Interser - o núcleo de praticantes da Comunidade do Ven. Nhat Hanh.

Primeiro Treinamento

Consciente do sofrimento causado pelo fanatismo e pela intolerância estou determinado a não idolatrar ou me apegar a doutrinas, teorias ou ideologias, mesmo o budismo.
Os ensinamentos budistas são princípios que me ajudam a aprender como observar profundamente e como desenvolver minha compreensão e minha compaixão. Eles não são doutrinas pelas quais se deva lutar, matar ou morrer.

segunda-feira, março 12, 2007

A Finalidade do Café da Manhã

Há alguns anos perguntei a um grupo de crianças, "qual é a finalidade do café da manhã? "Um menino respondeu, "para se ter energia para o dia". Outro afirmou, "a finalidade de se tomar café da manhã é tomar o café da manhã". Creio que o segundo estava mais certo. A finalidade de comer é comer.

quinta-feira, março 08, 2007

Ser o rio, o sol e a camada de ozônio...

Se você for um alpinista ou alguém que aprecia o campo ou a floresta, sabe que as florestas são nossos pulmões fora do nosso corpo, da mesma forma que o sol é o nosso coração fora do corpo. Mesmo assim, agimos de tal forma que permitimos a destruição de milhões de quilômetros de floresta pela chuva ácida, e tanbém destruímos parte da camada de ozônio que regula a quantidade de luz solar que recebemos diretamente. Somos prisioneiros de nosso pequeno eu, pensando apenas no conforto deste pequeno eu, enquanto destruimos o nosso eu maior. Devíamos ter a capacidade de ser nosso verdadeiro eu. Isso quer dizer que devíamos ter a capacidade de ser o rio, a floresta, o sol e a camada de ozônio. Precisamos agir dessa forma para compreender e para ter esperança no futuro.

domingo, março 04, 2007

Intersomos

A rosa é o lixo e a não prostituta é a prostituta. O homem rico é própria mulher pobre e o budista é o não budista. O não budista não pode deixar de ser um budista por que nós intersomos. A emancipaççao da jovem prostituta virá assim que ela puder ver dentro da natureza do interser. Ela saberá que está carregando o fruto do mundo inteiro. E, se nós olharmos para dentro de nós mesmos e pudermos vê-la, nós carregaremos a dor dela e a dor do mundo inteiro.

Thich Nhat Hanh - O Coração da Compreensão